Hiragana

You are currently viewing Hiragana

A língua japonesa tem três tipos de caracteres: Hiragana, Katakana e o Kanji.

O Hiragana e o Katakana são símbolos fonéticos que representam cada sílaba do alfabeto e também as vogais, já o Kanji é um ideograma que possui um certo significado.

O interessante do Hiragana e do Katakana, é que cada símbolo já representam uma sílaba, por exemplo esse carácter escrito em Hiragana representa a sílaba KA (か), ao contrário da língua portuguesa, onde precisamos juntar uma consoante com uma vogal para forma uma sílaba (K + A = KA).

Abaixo a tabela de Hiragana

ひらがな


n

wa

ra

ya

ma

ha

na

ta

sa

ka

a



ri


mi

hi

ni

chi

shi

ki

i



ru

yu

mu

fu

nu

tsu

su

ku

u



re


me

he

ne

te

se

ke

e


wo

ro


mo

ho

no

to

so

ko

o
tabela de hiragana

A leitura da língua japonesa é da esquerda para a direita, de cima para abaixo, e a ordem de escrita também é diferente, em português estamos acostumados com a sequência a, e, i, o , u, ba, be, bi, bo, bu,…. Enquanto a sequência de escrita do Hiragana é a, i, u, e, o , ka, ki ku ke, ko….

Em versões anteriores do Hiragana, haviam formas diferentes para representar a mesma sílaba, porém, o sistema de escrita foi simplificado dessa forma ficando uma relação de uma escrita para uma única sílaba. A representação ortográfica do Hiragana foi codificada pelo governo em 1946.

escreva-em-japones

Características e o uso do Hiragana

O Hiragana consiste em 48 sílabas e geralmente pode ser usado junto com kanjis. O Hiragana também é usado amplamente em materiais para crianças (por não reconhecerem ainda todos os kanjis), animes, mangas e para escrever palavras em japonês que normalmente não são escritas com Kanji, advérbios alguns adjetivos e substantivos

Sons adicionais.

DAKUTEN ou ten-ten (”): São adicionados aos kanás que começam com K, S, T e H.

O HANDAKUTEN (°): e é adicionado nos kanás que se iniciam com H apenas, dando o som de P.

ぱ paば baだ daざ zaが ga
ぴ piび biぢ diじ jiぎ gi
ぷ puぶ bu
ず zuぐ gu
ぺ peべ beで deぜ zeげ ge
ぽ poぼ boど doぞ zoご go
Sons adicionais

Vogais prolongadas.

かあきいくうけえこお

O Higana também é escrito próximo (ao lado ou acima), dos kanjis, para indicar a pronuncia. O Hiragana usado dessa forma é conhecido com furigana, em textos escritos na horizontal, o furigana aparece em cima dos kanjis e no caso dos textos escritos na vertical, ele aparece escrito ao lado.

Aprender o Hiragana é um dos primeiros passos para se aprender japonês, apesar do número vasto de kanjis, saber a leitura do hiragana e do katana, vai ser de grande ajuda.

Lembro-me que quando morava no japão, nos intervalos do trabalho, costumava comprar nas “vending machines” ou café que vinha em latas de aluminiu ou um refresco de limão que vinha em garrafas pet, e na hora de descartar, sempre ficava em dúvida em qual lixo jogar, e as vezes até esperava alguém fazer o descarte para saber onde eu devia descartar.

Na época eu mal sabia ler o higana e katana, e foi só depois de aprender, que percebi que estava escrito em katakana “ペットボトル”(Garrafa pet em inglês) bem grande e bem na minha cara.

Deixe um comentário